sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Conjectura de Kepler

A Conjectura de Kepler:
anunciada a resolução do 18° problema de Hilbert

A origem dessa conjectura, que é tão velha e famosa como a de Fermat, esta' num livreto escrito em 1 611, onde Kepler ao estudar as maneiras de empilhar bolas de canhão, afirmou que:

o modo que leva à arrumação de máxima densidade com esferas de mesmo tamanho é o usualmente usado com as bolas de canhão, o qual consiste em dispô-las em camadas triangulares, colocando cada camada o mais ajustada o possível com a anterior.
Em linguagem moderna, Kepler acreditava que o reticulado cúbico de faces centradas ( ou seja, com vértices nas faces ) era a maneira mais eficiente, ou densa, de arrumarmos esferas de mesmo tamanho.



Após três séculos de tentativas de se provar essa afirmação, no Congresso Internacional de Matemáticos de 1900, David Hilbert, o maior matemático de então, imortalizou esse problema ao colocá-lo na sua lista dos 20 grandes problemas que deveriam nortear as pesquisas matemáticas do século XX. A conjectura de Kepler passou a ser o décimo-oitavo problema de Hilbert:

Qual a maneira mais densa, no espaço, de arrumarmos um número infinito de sólidos iguais de uma dada forma, como esferas de raio dado? Ou seja: como podemos arrumá-los de modo que a razão entre o espaço ocupado e o espaço não ocupado assuma o maior valor possível?
( Hilbert's Problem 18, part C, 1900).


Bem, em agosto de 1 998, o Prof Thomas Hales, da Universidade de Michigan, anunciou a prova da veracidade da afirmação de Kepler. Para V. ver mais sobre esse problema e a o trabalho do Prof Hales, va' a seu site, clickando aqui.

5 comentários:

  1. Oi pessoal da Matemática!!!
    Vamos continuar na luta!
    Estudar Fundamentos...
    Abraços Valdicéia

    ResponderExcluir
  2. Grande Kepler, aqui novamente imbatível. De 1611 a 1998 esta conjectura não tinha sido completamente provada. Demonstrou resistência em partes até para o grande Gauss. E finalmente em 98 Hales obteu definitivamente essa prova. Que conquista...

    ResponderExcluir
  3. Por que estudar matemática?

    A Matemática é uma das disciplinas mais importantes para qualquer aluno.
    Escrevo isto, porque, também é desde sempre uma disciplina que os alunos acham bastante difícil e árida e com pouca relevância para a sua vida diária, dizem eles.
    Venho aqui defender a dama da Matemática. Quem não teve ou não tem problemas com a matemática?????
    Entretanto aprendi a gostar da matemática e a considerá-la absolutamente fundamental para o desenvolvimento mental do indivíduo.
    E porquê, perguntam vocês, é a Matemática assim tão importante?
    No meu ponto de vista, a grande mais valia da Matemática não é apenas a simples aritmética do dia a dia, mas sim, o desenvolvimento do raciocínio.
    Grande parte da Matemática assenta em deduções lógicas, dependentes umas das outras. Devemos ser capazes de ‘partir’ um problema em passos lógicos e resolvê-lo passo a passo, usando técnicas e teoremas que muitas vezes são o resultado de anos de aprendizagem.
    O raciocino que temos de desenvolver para a resolução dos problemas Matemáticos pode, e deve, ser utilizado em muitas outras áreas do conhecimento e da nossa vida e é a grande mais valia que esta disciplina traz ao comum dos cidadãos

    Autor: Big_H
    http://pt.shvoong.com/exact-sciences/mathematics/495427-import%C3%A2ncia-da-matem%C3%A1tica/

    ResponderExcluir
  4. Situação do ensino matemático no Brasil é dramática

    * Apenas 23% da população conhece números plenamente, faz cálculos e interpreta mapas, tabelas e gráficos.

    * 29% da população do país (ou mais de 52 milhões de pessoas), entre 15 e 64 anos, conseguem ler números, mas têm muita dificuldade em resolver operações matemáticas simples, identificar proporções ou entender gráficos e tabelas.

    * Mais de 3 milhões de brasileiros nessa faixa etária (2% da população) são analfabetos absolutos em matemática. Isso quer dizer que não conseguem ler números simples, como preços em mercados, nem anotar corretamente números de telefone.

    * 80% dos entrevistados com até a terceira série do ensino fundamental não ultrapassavam o nível mais básico de domínio dos números, sem saber resolver nenhum tipo de cálculo.

    * A matemática no Provão teve a nota mais baixa de todos os cursos examinados. E a maioria dos professores de hoje se formou nesses cursos. Mais de 80% deles desconhece o conteúdo que têm de ensinar.

    Fonte: http://matematiques.sites.uol.com.br/curiosidadesmatematicas.htm

    ResponderExcluir
  5. É interessante notar que aplicamos teoremas matemáticos no dia a dia, mesmo sem saber explicar matematicamente tais teoremas

    ResponderExcluir